terça-feira, 4 de agosto de 2009

A música como estratégia de ensino

A MÚSICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA


Tânia A Neves Barth*


Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir a utilização da música como estratégia de ensino da Língua Portuguesa, bem como sua relevância na contribuição da melhoria do ensino da disciplina.

Palavras-chave: Música na educação, língua portuguesa, estratégia de ensino.


1. Introdução
As dificuldades no aprendizado de leitura e produção literária, além do pouco aproveitamento do tempo-espaço em sala de aula, são fatores que levam os profissionais da educação a procurar estratégias criativas para otimizar sua atuação junto aos alunos de língua portuguesa. A música tem sido utilizada como uma estratégia eficiente, já que a musicalidade faz parte do dia-a-dia dos jovens.

2. A música como estímulo do aprendizado
A música está intimamente ligada às pessoas, desde seu nascimento, não só fisicamente, mas emocionalmente também. O ser humano não vive sem música, seja ela instrumental ou cantada. Principalmente os jovens, são muito envolvidos com a musicalidade, dedicando grande parte de seu tempo em ouvir e sentir as músicas, sendo profundamente influenciados por ela. Neste sentido, o professor de língua portuguesa tem uma forte aliada na elaboração de exercícios, despertando o interesse e atenção dos alunos.
Além disso, a música pode ser um instrumento de aproximação entre o professor e seus alunos, já que os métodos convencionais, na maioria das vezes, acabam provocando o processo de “decoreba”, ou seja, não há uma fixação do conteúdo da disciplina.
A música, como reprodutora da cultura, pode ajudar o professor de língua portuguesa a trazer as regras gramaticais e estilos literários à realidade dos jovens aprendizes, de modo que eles percebam que a língua portuguesa faz parte de sua vida e de seu dia-a-dia.

3. Considerações Finais

A utilização da música, associada ou não à dança, sem dúvida é uma estratégia bastante importante para os professores de praticamente todas as disciplinas, principalmente para os professores de língua portuguesa, que através da musicalidade inerente aos jovens, cria um elo de comunicação e aproximação com seus alunos.
Vários aspectos do programa de ensino podem ser abordados através da música, tais como: estilo de narrativa, ortografia, coesão, regras gramaticais, entre outros. O importante é estimular a criatividade e a sensibilidade dos estudantes.
A identificação dos jovens com as músicas utilizadas em sala de aula, é fundamental para que se obtenha sucesso com esta estratégia, portanto, o professor deve estar atento para que as músicas escolhidas sejam coerentes com a o gosto musical da faixa etária de seus alunos.
Outro aspecto que pode ser explorado com a utilização da música em sala de aula é o da discussão de problemáticas sociais, despertando o sentido de cidadania e de participação do jovem em sua comunidade, afinal, a missão do educador não se resume em passar informações acadêmicas simplesmente, mas também em contribuir para a formação de cidadãos conscientes e participantes.

4. Referências

OLIVEIRA, Aline Renata de et al. A música no ensino de língua portuguesa, 2002, disponível em , acesso em 11 de dezembro de 2007.
ONGARO, Carina de Faveri et al. A importância da música na aprendizagem, 2006, disponível em , acesso em 11 de dezembro de 2007.
ANDRE, Fátima. Métodos, estratégias de ensino e organização da escola, 2007, disponível em http://revisitaraeducacao.blogspot.com/2007/11/mtodos-estratgias-de-ensino-e-organizao.html, acesso em 11 de dezembro de 2007.



Florianópolis, dezembro de 2007

2 comentários:

  1. Muito bom material. Objetivo, simples e funcional. Parabéns!

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  2. Olá Talita. Seja bem-vinda. Continue participando e dando sugestões. Abraço, Tânia.

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