segunda-feira, 27 de junho de 2011

Parceria com o Peixe Urbano - prós e contras

BARTH, Tânia Aparecida Neves.
Capítulo da dissertação do trabalho de conclusão de curso de Especialista em Gestão de Comunicação e Marketing. Florianópolis, 2011.

A grande maioria das empresas participantes do sistema de compras coletivas do portal Peixe Urbano possuem algumas características, observadas nesta pesquisa. Trata-se de empresas de pequeno porte, gerenciadas pelo proprietário, com poucos funcionários fixos, em sua maioria, prestadora de serviços e que possui uma verba pequena para investimento em divulgação e marketing. Observou-se que há duas diferentes motivações para que as empresas participem do site: a primeira é a expectativa de prospectar novos clientes e obter o retorno de clientes antigos ausentes, além de promover uma grande divulgação na internet; e a segunda refere-se às empresas que desejam “alavancar” seu caixa.
Constatou-se que, conforme o exemplo do Espaço da Beleza, a empresa que participa do processo de vendas coletivas com o objetivo de prospectar novos clientes e promover sua divulgação na internet consegue obter um resultado mais satisfatório. Ela planeja sua participação, não visando ao volume de entrada de capital que possa ser gerado, mas ao resultado a longo prazo, com a divulgação de sua marca e dos serviços oferecidos fora da promoção. A empresa, neste caso, procura manter a qualidade de atendimento para os clientes usuais, bem como para aqueles advindos da promoção do site.
No entanto, a empresa que oferece promoções no site com o intuito de “alavancar” seu caixa costuma ter essa injeção de capital como seu único objetivo na participação. Observou-se, conforme artigo de Pierpaolo Nota (2011), comentado no capítulo 2.1, que essa proposta pode acarretar alguns problemas no processo, tanto para o cliente quanto, principalmente, para a empresa participante. No caso descrito pelo jornalista, a empresa não conseguiu atender à demanda, causando dificuldades para que o consumidor conseguisse agendar a utilização do serviço oferecido. Essa situação gerou, consequentemente, um marketing negativo através de reclamações que se tornaram públicas nas redes sociais. Um agravante foi o fato de a empresa discriminar o cliente proveniente do site Peixe Urbano, comunicando ao reclamante que o cliente usual tem preferência sobre ele.

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