Capítulo da dissertação do trabalho de conclusão de curso de Especialista em Gestão de Comunicação e Marketing. Florianópolis, 2011.
A história da internet é, no mínimo, curiosa. Tecnologia desenvolvida em 1969 pela empresa ARPA – Advanced Research and Projects Agency para ser utilizada exclusivamente pelas Forças Armadas Americanas na época da Guerra Fria, recebeu, inicialmente, o nome de Arpanet. O objetivo era proteger o sistema de comunicação, já que ele era concentrado no Pentágono, um possível alvo da União Soviética. Com a Arpanet, cabos subterrâneos viabilizavam uma rede de comunicação que não se encontrava num ponto específico, tornando, desta forma, praticamente impossível que um ataque inimigo destruísse o contato entre os centros de pesquisa e as bases militares. No entanto, com o final da Guerra Fria, nos anos 1970, essa tecnologia foi liberada para os cientistas e, consequentemente, ganhou os espaços acadêmicos. Em 1975 havia cem sites e no final da década de 1970 a internet, como é conhecida hoje, foi se espalhando pelo mundo e se popularizando rapidamente, exigindo adaptações em seu protocolo de comunicação.
Somente em 1991 a internet foi introduzida no Brasil, através de uma operação acadêmica do Ministério da Comunicação e Energia. Em 1995 ela foi liberada no país para exploração comercial da iniciativa privada. Note-se, portanto, que essa tecnologia é relativamente nova em terras brasileiras. A grande e crescente disponibilidade de informações na web, facilitando a vida de pesquisadores, é a causa de seu enorme crescimento no Brasil. No entanto, houve uma importante evolução no que diz respeito à utilização dessa ferramenta de comunicação, como por exemplo, as redes sociais e o comércio virtual. Este introduziu uma nova forma de vender produtos e serviços, fazendo surgir, portanto, um novo tipo de público: o consumidor online. O número de consumidores que compram por internet é cada vez maior, o que levou ao surgimento de empresas especializadas em desenvolvimento de novas modalidades de estratégias de marketing e de comunicação com esse público, cada vez mais segmentado. Os sites foram as ferramentas de visibilidade de produtos e serviços mais utilizadas, no entanto o crescimento de redes sociais resultou num consumidor com voz ativa e um mercado bastante segmentado. A comunicação virtual chegou a todos os segmentos da sociedade, a todas as faixas etárias. O consumidor passou a ter um canal para expressar seus desejos, necessidades e opiniões. O e-commerce foi adotado no Brasil há apenas uma década e nesse período passou por diversas etapas. Empresas com novas propostas de vendas virtuais surgiram e, atualmente, o site Peixe Urbano tornou-se uma febre com uma novidade trazida dos Estados Unidos: a compra coletiva.
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