A LÍNGUA PORTUGUESA NA COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
Tania Neves
A língua portuguesa nunca foi tão comentada e discutida como agora. O novo acordo ortográfico tem, em parte, contribuído para esse fato. No entanto, o que se nota é que o aumento e a disseminação de novos meios de comunicação têm levado empresas e profissionais de todas as áreas a buscarem aperfeiçoamento no uso das palavras. Reuniões, apresentações, e.mails, mala direta, marketing, relacionamento com o cliente, enfim, a necessidade cada vez maior de troca de informações e de comunicação com o cliente exigem que o brasileiro seja um “poliglota em sua própria língua”, conforme afirma o professor Pasquale.
Para existir profissionalmente, qualquer cidadão deve saber utilizar a linguagem coloquial e a linguagem formal. Ter o domínio dessas duas modalidades de comunicação em português pode ser decisivo no desenvolvimento profissional ou até mesmo para o acesso a uma vaga pretendida. Testes envolvendo conhecimento de língua portuguesa estão presentes em todos os processos de admissão, independente da área de atuação.
Uma comunicação via e.mail, por exemplo, que se apresentar confusa e com erros de ortografia e concordância, certamente provocará péssima impressão ao receptor, podendo acarretar situações desagradáveis para o funcionário junto à chefia.
Cada profissão possui necessidades específicas no uso da língua portuguesa. O médico necessita escrever laudos, os advogados, petições, o engenheiro, relatórios. Seja qual for a profissão exercida ou a área de atuação, o domínio das regras do idioma é fundamental.
Já para as empresas, a comunicação com o cliente é fator determinante para sua durabilidade no mercado. A concorrência torna-se cada vez mais acirrada e os consumidores mais exigentes. A variedade de ofertas de serviços e produtos resulta na necessidade de a empresa comunicar-se de forma clara e objetiva, seja na prospecção de novos clientes ou na busca de fidelidade dos já existentes.
A comunicação nunca foi tão dinâmica e intensa como atualmente, portanto, conhecer a própria língua e ter o domínio do idioma oficial é um dos fatores determinantes do sucesso profissional ou empresarial.
Tania Neves
A língua portuguesa nunca foi tão comentada e discutida como agora. O novo acordo ortográfico tem, em parte, contribuído para esse fato. No entanto, o que se nota é que o aumento e a disseminação de novos meios de comunicação têm levado empresas e profissionais de todas as áreas a buscarem aperfeiçoamento no uso das palavras. Reuniões, apresentações, e.mails, mala direta, marketing, relacionamento com o cliente, enfim, a necessidade cada vez maior de troca de informações e de comunicação com o cliente exigem que o brasileiro seja um “poliglota em sua própria língua”, conforme afirma o professor Pasquale.
Para existir profissionalmente, qualquer cidadão deve saber utilizar a linguagem coloquial e a linguagem formal. Ter o domínio dessas duas modalidades de comunicação em português pode ser decisivo no desenvolvimento profissional ou até mesmo para o acesso a uma vaga pretendida. Testes envolvendo conhecimento de língua portuguesa estão presentes em todos os processos de admissão, independente da área de atuação.
Uma comunicação via e.mail, por exemplo, que se apresentar confusa e com erros de ortografia e concordância, certamente provocará péssima impressão ao receptor, podendo acarretar situações desagradáveis para o funcionário junto à chefia.
Cada profissão possui necessidades específicas no uso da língua portuguesa. O médico necessita escrever laudos, os advogados, petições, o engenheiro, relatórios. Seja qual for a profissão exercida ou a área de atuação, o domínio das regras do idioma é fundamental.
Já para as empresas, a comunicação com o cliente é fator determinante para sua durabilidade no mercado. A concorrência torna-se cada vez mais acirrada e os consumidores mais exigentes. A variedade de ofertas de serviços e produtos resulta na necessidade de a empresa comunicar-se de forma clara e objetiva, seja na prospecção de novos clientes ou na busca de fidelidade dos já existentes.
A comunicação nunca foi tão dinâmica e intensa como atualmente, portanto, conhecer a própria língua e ter o domínio do idioma oficial é um dos fatores determinantes do sucesso profissional ou empresarial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva aqui seu comentário. Participe!