terça-feira, 3 de julho de 2012

Oficina de Leitura



SEMINÁRIO - TEMA:  “OFICINA DE LEITURA”
Profa. Tânia A Neves Barth



Objetivo:

O objetivo desta pesquisa é a análise das concepções de texto e leitura nas salas de aula.
Tema:

As causas da desmotivação e do desinteresse dos alunos na prática de leitura.
Método:

O método utilizado para a realização desta pesquisa foi a análise do capítulo 2 – “A Concepção Escolar da Leitura”, do livro “Oficina de Leitura”.

Referência:

KLEIMAN, Angela. A concepção escolar de leitura In:___. OFICINA DE LEITURA: TEORIA E PRÁTICA. Campinas, SP: Pontes, 2001, p. 15-30.

Considerações:
Angela Kleiman expõe a problemática de se conseguir estimular o aluno à prática de leitura, considerando que os textos são utilizados pelos professores como instrumentos de exercícios gramaticais, tirando-os o prazer da leitura pelo seu contexto. Pode-se identificar algumas práticas que inibem o gosto e interesse do aluno pela leitura:
  • Nos livros didáticos, os textos são utilizados para o ensino de regras sintáticas;
  • A tentativa de se fazer uma interpretação do texto de forma absoluta, sem levar em consideração o contexto histórico e social, tanto do autor quanto do aluno;
  • A leitura, em voz alta, para alunos das primeiras séries, pode provocar naqueles que têm dificuldade na pronúncia, motivo de insegurança e desmotivação;
Ao professor cabe o papel de mediador entre o aluno e o autor, alargando o universo temático do aprendiz e desenvolvendo seu senso crítico em relação à sociedade e ao mundo em que vive. O texto jornalístico pode ser bastante adequado para a familiarização do aluno com a leitura, já que o mesmo trata de assuntos cotidianos, com os quais ele se identifica. Existem várias possibilidades para se trabalhar de forma produtiva com textos jornalísticos:
·         Discutir com os alunos a relação da manchete com o texto;
·         As estratégias possíveis que o jornalista pode utilizar para abordar o texto;
·         Uso de expressões que expressem a opinião do jornalista, autor do texto;
·         O uso de aspas para reproduzir a fala do entrevistado;
·         Entre outras
É fundamental que o professor tenha interesse na área de leitura, ou seja, que o mesmo seja um leitor. Desta forma, terá mais facilidade em buscar formas alternativas e dinâmicas de despertar o gosto pela leitura em seus alunos, evitando as concepções obsoletas e ineficientes.

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