SEMINÁRIO -
TEMA: “OFICINA DE LEITURA”
Profa. Tânia A Neves Barth
Objetivo:
|
O objetivo desta pesquisa é a análise das concepções de
texto e leitura nas salas de aula.
|
Tema:
|
As causas da desmotivação e do desinteresse dos alunos na
prática de leitura.
|
Método:
|
O método utilizado para a realização desta pesquisa foi a
análise do capítulo 2 – “A Concepção Escolar da Leitura”, do livro “Oficina
de Leitura”.
|
Referência:
|
KLEIMAN, Angela. A
concepção escolar de leitura In:___. OFICINA DE LEITURA: TEORIA E
PRÁTICA. Campinas, SP: Pontes, 2001, p.
15-30.
|
Considerações:
|
Angela Kleiman expõe a
problemática de se conseguir estimular o aluno à prática de leitura,
considerando que os textos são utilizados pelos professores como instrumentos
de exercícios gramaticais, tirando-os o prazer da leitura pelo seu contexto.
Pode-se identificar algumas práticas que inibem o gosto e interesse do aluno
pela leitura:
Ao professor cabe o papel de
mediador entre o aluno e o autor, alargando o universo temático do aprendiz e
desenvolvendo seu senso crítico em relação à sociedade e ao mundo em que
vive. O texto jornalístico pode ser bastante adequado para a familiarização
do aluno com a leitura, já que o mesmo trata de assuntos cotidianos, com os
quais ele se identifica. Existem várias possibilidades para se trabalhar de
forma produtiva com textos jornalísticos:
·
Discutir com os alunos a relação da manchete
com o texto;
·
As estratégias possíveis que o jornalista pode
utilizar para abordar o texto;
·
Uso de expressões que expressem a opinião do
jornalista, autor do texto;
·
O uso de aspas para reproduzir a fala do
entrevistado;
·
Entre outras
É fundamental que o professor
tenha interesse na área de leitura, ou seja, que o mesmo seja um leitor.
Desta forma, terá mais facilidade em buscar formas alternativas e dinâmicas
de despertar o gosto pela leitura em seus alunos, evitando as concepções
obsoletas e ineficientes.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva aqui seu comentário. Participe!