VI – PORTUGUÊS EXTENSIVO
A quem se destina: Profissionais de todos os níveis que desejam se atualizar na língua portuguesa, candidatos em concursos e estudantes em geral.
Tópicos abordados: Revisão geral da gramática da língua portuguesa (Fonética, morfologia, sintaxe e estilística)
Carga horária: 100 horas/aula (dois dias da semana, quatro horas de aula por dia – ou a combinar)
Duração: Aproximadamente três meses
Inclui material didático: Apostila de conteúdos e exercícios
segunda-feira, 25 de abril de 2011
Curso Divulgação e Marketing para Pequenas Empresas
V – DIVULGAÇÃO E MARKETING PARA PEQUENAS EMPRESAS – DIVULGAÇÃO INTELIGENTE
A quem se destina: Proprietários de pequenas e médias empresas
Tópicos abordados: Analisando seu produto; identificando seu público; formas de comunicação; a verba de marketing; otimizando a divulgação; fidelização.
Carga horária: 08 horas/aula
Inclui material didático: Apostila de conteúdos
A quem se destina: Proprietários de pequenas e médias empresas
Tópicos abordados: Analisando seu produto; identificando seu público; formas de comunicação; a verba de marketing; otimizando a divulgação; fidelização.
Carga horária: 08 horas/aula
Inclui material didático: Apostila de conteúdos
Curso Nova Ortografia
IV – NOVA ORTOGRAFIA
A quem se destina: Profissionais com ensino médio ou superior
Tópicos abordados: Novas regras ortográficas da língua portuguesa
Carga horária: 4 horas/aula
Inclui material didático: Apostila de conteúdos.
A quem se destina: Profissionais com ensino médio ou superior
Tópicos abordados: Novas regras ortográficas da língua portuguesa
Carga horária: 4 horas/aula
Inclui material didático: Apostila de conteúdos.
Curso de Redação
II – REDAÇÃO
A quem se destina: Profissionais com nível médio e superior
Tópicos abordados:
•Relembrando as principais regras gramaticais(regência,concordância,pontuação e acentuação – de acordo com a nova ortografia);
•Elementos de coesão;
•Vícios de linguagem;
•Técnicas de elaboração de um texto;
•Como escrever textos claros e objetivos;
•Diferentes tipos de textos e documentos empresariais (memorando, carta, declaração, relatório, ata, correio eletrônico, circular)
Carga horária: 15 horas/aula
Inclui material didático: Apostila de conteúdos e exercícios.
A quem se destina: Profissionais com nível médio e superior
Tópicos abordados:
•Relembrando as principais regras gramaticais(regência,concordância,pontuação e acentuação – de acordo com a nova ortografia);
•Elementos de coesão;
•Vícios de linguagem;
•Técnicas de elaboração de um texto;
•Como escrever textos claros e objetivos;
•Diferentes tipos de textos e documentos empresariais (memorando, carta, declaração, relatório, ata, correio eletrônico, circular)
Carga horária: 15 horas/aula
Inclui material didático: Apostila de conteúdos e exercícios.
CURSO DE RECICLAGEM GRAMATICAL
I – RECICLAGEM GRAMATICAL
A quem se destina: profissionais com nível de ensino médio ou superior
Tópicos abordados: Regência, concordância, vírgula, crase, acentuação, pontuação, erros mais comuns (porque, verbo haver, fazer, ao invés de...), nova ortografia.
Carga horária: 15 horas/aula
Inclui material didático: apostila de conteúdos e exercícios.
A quem se destina: profissionais com nível de ensino médio ou superior
Tópicos abordados: Regência, concordância, vírgula, crase, acentuação, pontuação, erros mais comuns (porque, verbo haver, fazer, ao invés de...), nova ortografia.
Carga horária: 15 horas/aula
Inclui material didático: apostila de conteúdos e exercícios.
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Expressões que causam confusões
Existem algumas expressões muito parecidas que possuem significados diferentes, causando confusão na hora de escrever. Vejamos algumas:
. Acerca de: sobre, a respeito de. Ex: Fala acerca de alguma coisa.
. A cerca de: a uma distância aproximada de. Ex: Mora a cerca de dez quadras do centro da cidade.
. Há cerca de: faz aproximadamente. Ex: Trabalha há cerca de cinco anos.
• Ao encontro de: a favor, para junto de. Ex: Ir ao encontro dos anseios do povo. Ir ao encontro dos familiares.
. De encontro a: contra. Ex: As medidas vêm de encontro aos interesses do povo.
• Ao invés de: ao contrário de (quando há termos que indicam oposição na frase).
Ex: Ao invés de protestar seu nome, dar-lhe-ei uma nova chance.
. Em vez de: em lugar de. Ex: Usei uma expressão em vez de outra.
• A par: ciente. Ex: Estou a par do assunto.
. Ao par: de acordo com a convenção legal, sem ágio, sem abatimentos (câmbio, ações, títulos etc.).
• À-toa (adjetivo): ordinário, imprestável. Ex: Ele é um à-toa.
. À toa (advérbio): sem rumo. Ex: Estava à toa na vida.
. Acerca de: sobre, a respeito de. Ex: Fala acerca de alguma coisa.
. A cerca de: a uma distância aproximada de. Ex: Mora a cerca de dez quadras do centro da cidade.
. Há cerca de: faz aproximadamente. Ex: Trabalha há cerca de cinco anos.
• Ao encontro de: a favor, para junto de. Ex: Ir ao encontro dos anseios do povo. Ir ao encontro dos familiares.
. De encontro a: contra. Ex: As medidas vêm de encontro aos interesses do povo.
• Ao invés de: ao contrário de (quando há termos que indicam oposição na frase).
Ex: Ao invés de protestar seu nome, dar-lhe-ei uma nova chance.
. Em vez de: em lugar de. Ex: Usei uma expressão em vez de outra.
• A par: ciente. Ex: Estou a par do assunto.
. Ao par: de acordo com a convenção legal, sem ágio, sem abatimentos (câmbio, ações, títulos etc.).
• À-toa (adjetivo): ordinário, imprestável. Ex: Ele é um à-toa.
. À toa (advérbio): sem rumo. Ex: Estava à toa na vida.
segunda-feira, 3 de maio de 2010
Fonética
FONEMAS
Nossa primeira parada na viagem pela língua portuguesa será na FONÉTICA. Vamos, portanto, conhecer os sons dos fonemas (letras) e das palavras.
Os FONEMAS dividem-se em:
1. Vogais: são os fonemas que passam livremente pela nossa boca, chegando ao exterior sem fazer ruído. É indispensável para a formação da sílaba.
Nossas vogais: a, é, ê, i, ó, ô, u.
2. Semivogais: são os fonemas i e u com som mais fraco, que se unem a uma vogal numa mesma sílaba.
Ex: Á-gua; ou-ro; na-dei.
3. Consoantes: são os ruídos resultantes da resistência do ar provocada por nossa língua, dentes e lábios quando pronunciamos esses fonemas, que somente formam sílabas com a presença de vogais.
O alfabeto brasileiro possui 26 letras:
a, b, c, d, e, f, g, h, i, j, k, l, m, n, o p, q, r, s, t, u, v, w, x, y, z.
LEMBRE-SE!
• O mesmo fonema (som) pode ser representado por letras diferentes.
Ex: CaSa/CoZinha; CaÇa/miSSa.
• Um só fonema pode ser representado por um conjunto de duas letras.
Ex: CHave; CaRRo.
• Existem letras que não representam fonemas.
Ex: DiSciplina; Homem.
• A mesma letra pode ser representada por fonemas (sons) diferentes.
Ex: Xis/êXito; Coroa/Cidade.
As VOGAIS são classificadas da seguinte forma:
Orais: a, é, ê, i, ó, ô, u. Ressoam apenas na boca;
Nasais: ã, ~e, ~i, õ, ~u. Ressoam nas fossas nasais (pão, bem, sim, nunca);
Tônicas: são as que falamos com maior intensidade (tapa, vida, medo);
Subtônicas: são as que falamos com intensidade média (cafezinho, calmamente);
Átonas: são as que falamos com menor intensidade (lição, mudou, ele);
Abertas: a, é, ó;
Fechadas: todas as nasais são fechadas, mais as vogais ê, ô, i, u;
Reduzidas: são reduzidas, todas as vogais átonas nasais ou orais.
• ENCONTROS VOCÁLICOS
Há três tipos de encontros vocálicos:
1. Ditongo
Os ditongos são o encontro, na mesma sílaba, de uma vogal com uma semivogal (ou vice-versa).
Ex: a-teu; ca-sou.
Os ditongos podem ser:
Orais. Ex: pai;
Nasais. Ex: mãe.
Decrescentes (vogal + semivogal). Ex: he-rói.
Crescentes (semivogal + vogal). Ex: á-gua.
2. Tritongo
É o encontro de uma semivogal + uma vogal + uma semivogal na mesma sílaba. Eles podem ser:
Orais. Ex: a-ve-ri-guou.
Nasais. Ex: sa-guão. (neste caso o “o” é uma semivogal, pois tem som de “u”)
3. Hiato
É o encontro de duas vogais na mesma palavra, porém, em sílabas diferentes. Ex: la-go-a, sa-í-da.
• ENCONTROS CONSONANTAIS
É o encontro de duas ou mais consoantes, com sons diferentes, numa mesma palavra. Podem ocorrer na mesma sílaba ou em sílabas separadas. Ex: credo (cre-do), apto (ap-to).
• DÍGRAFOS
É o encontro de duas letras (consoante ou vogal) representadas por apenas um fonema (som). Ex: chapéu, banho, guia.
Encontramos os dígrafos nasais em palavras que contenham: am, em, im, om, um, an, en, in, on, un.
No entanto, quando am e em aparecem no fim das palavras, não são dígrafos e sim ditongos nasais.
Ex: canta (dígrafo nasal); gente (dígrafo nasal); cantam (ditongo nasal, pois o “am” tem som de “ãu”); também (ditongo nasal, pois o “em” tem som de “ein”).
SÍLABAS
Sílaba é o fonema ou o grupo de fonemas emitidos num só impulso sonoro (numa só expiração). É necessária pelo menos uma vogal para que se forme uma sílaba. Seria bem difícil pronunciar as palavras sem a ajuda das vogais. Vamos tentar...
Tente pronuncia a palavra TRABALHO sem as vogais. Ficaria assim: Tr-B-LH.
Difícil, não? Então, para tornar viável a comunicação na língua portuguesa, a vogal é necessária, em todas as sílabas.
As palavras possuem uma classificação quanto ao número de sílabas. São elas:
1. Monossílabas – são as palavras que têm apenas uma sílaba. Ex: nó.
2. Dissílabas – são as palavras que têm duas sílabas. Ex: cai-xa.
3. Trissílabas – são as palavras que têm três sílabas. Ex: ti-jo-lo.
4. Polissílabas – são as palavras que têm mais de três sílabas. Ex: ca-ri-da-de.
• ACENTO TÔNICO
A sílaba tônica é aquela pronunciada mais forte. As palavras que possuem mais de uma sílaba são classificadas, quanto ao acento tônico, em:
1. Oxítonas – quando a última sílaba é pronunciada mais forte. Ex: Tau-ba-té.
2. Paroxítonas – quando a penúltima sílaba é pronunciada mais forte. Ex: me-sa.
3. Proparoxítonas – quando a antepenúltima sílaba é pronunciada mais forte.
Ex: má-xi-mo.
Nossa primeira parada na viagem pela língua portuguesa será na FONÉTICA. Vamos, portanto, conhecer os sons dos fonemas (letras) e das palavras.
Os FONEMAS dividem-se em:
1. Vogais: são os fonemas que passam livremente pela nossa boca, chegando ao exterior sem fazer ruído. É indispensável para a formação da sílaba.
Nossas vogais: a, é, ê, i, ó, ô, u.
2. Semivogais: são os fonemas i e u com som mais fraco, que se unem a uma vogal numa mesma sílaba.
Ex: Á-gua; ou-ro; na-dei.
3. Consoantes: são os ruídos resultantes da resistência do ar provocada por nossa língua, dentes e lábios quando pronunciamos esses fonemas, que somente formam sílabas com a presença de vogais.
O alfabeto brasileiro possui 26 letras:
a, b, c, d, e, f, g, h, i, j, k, l, m, n, o p, q, r, s, t, u, v, w, x, y, z.
LEMBRE-SE!
• O mesmo fonema (som) pode ser representado por letras diferentes.
Ex: CaSa/CoZinha; CaÇa/miSSa.
• Um só fonema pode ser representado por um conjunto de duas letras.
Ex: CHave; CaRRo.
• Existem letras que não representam fonemas.
Ex: DiSciplina; Homem.
• A mesma letra pode ser representada por fonemas (sons) diferentes.
Ex: Xis/êXito; Coroa/Cidade.
As VOGAIS são classificadas da seguinte forma:
Orais: a, é, ê, i, ó, ô, u. Ressoam apenas na boca;
Nasais: ã, ~e, ~i, õ, ~u. Ressoam nas fossas nasais (pão, bem, sim, nunca);
Tônicas: são as que falamos com maior intensidade (tapa, vida, medo);
Subtônicas: são as que falamos com intensidade média (cafezinho, calmamente);
Átonas: são as que falamos com menor intensidade (lição, mudou, ele);
Abertas: a, é, ó;
Fechadas: todas as nasais são fechadas, mais as vogais ê, ô, i, u;
Reduzidas: são reduzidas, todas as vogais átonas nasais ou orais.
• ENCONTROS VOCÁLICOS
Há três tipos de encontros vocálicos:
1. Ditongo
Os ditongos são o encontro, na mesma sílaba, de uma vogal com uma semivogal (ou vice-versa).
Ex: a-teu; ca-sou.
Os ditongos podem ser:
Orais. Ex: pai;
Nasais. Ex: mãe.
Decrescentes (vogal + semivogal). Ex: he-rói.
Crescentes (semivogal + vogal). Ex: á-gua.
2. Tritongo
É o encontro de uma semivogal + uma vogal + uma semivogal na mesma sílaba. Eles podem ser:
Orais. Ex: a-ve-ri-guou.
Nasais. Ex: sa-guão. (neste caso o “o” é uma semivogal, pois tem som de “u”)
3. Hiato
É o encontro de duas vogais na mesma palavra, porém, em sílabas diferentes. Ex: la-go-a, sa-í-da.
• ENCONTROS CONSONANTAIS
É o encontro de duas ou mais consoantes, com sons diferentes, numa mesma palavra. Podem ocorrer na mesma sílaba ou em sílabas separadas. Ex: credo (cre-do), apto (ap-to).
• DÍGRAFOS
É o encontro de duas letras (consoante ou vogal) representadas por apenas um fonema (som). Ex: chapéu, banho, guia.
Encontramos os dígrafos nasais em palavras que contenham: am, em, im, om, um, an, en, in, on, un.
No entanto, quando am e em aparecem no fim das palavras, não são dígrafos e sim ditongos nasais.
Ex: canta (dígrafo nasal); gente (dígrafo nasal); cantam (ditongo nasal, pois o “am” tem som de “ãu”); também (ditongo nasal, pois o “em” tem som de “ein”).
SÍLABAS
Sílaba é o fonema ou o grupo de fonemas emitidos num só impulso sonoro (numa só expiração). É necessária pelo menos uma vogal para que se forme uma sílaba. Seria bem difícil pronunciar as palavras sem a ajuda das vogais. Vamos tentar...
Tente pronuncia a palavra TRABALHO sem as vogais. Ficaria assim: Tr-B-LH.
Difícil, não? Então, para tornar viável a comunicação na língua portuguesa, a vogal é necessária, em todas as sílabas.
As palavras possuem uma classificação quanto ao número de sílabas. São elas:
1. Monossílabas – são as palavras que têm apenas uma sílaba. Ex: nó.
2. Dissílabas – são as palavras que têm duas sílabas. Ex: cai-xa.
3. Trissílabas – são as palavras que têm três sílabas. Ex: ti-jo-lo.
4. Polissílabas – são as palavras que têm mais de três sílabas. Ex: ca-ri-da-de.
• ACENTO TÔNICO
A sílaba tônica é aquela pronunciada mais forte. As palavras que possuem mais de uma sílaba são classificadas, quanto ao acento tônico, em:
1. Oxítonas – quando a última sílaba é pronunciada mais forte. Ex: Tau-ba-té.
2. Paroxítonas – quando a penúltima sílaba é pronunciada mais forte. Ex: me-sa.
3. Proparoxítonas – quando a antepenúltima sílaba é pronunciada mais forte.
Ex: má-xi-mo.
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